SEM ROTEIRO

SEM ROTEIRO

sábado, 22 de março de 2014

Como tudo começou




O sonho nasceu há muito tempo, no colégio ainda, meu primeiro jornal eu fiz na 4ª série lembro-me como se fosse hoje “rede de noticias” um trabalho da professora de português Denise. Daí comecei admirar a profissão. 

Na 6 série voltei a fazer um jornal, me empolguei muito com a atividade da professora Flávia, o trabalho foi elogiado e teve destaque em uma “feira de linguagem” no colégio em que eu estudava, a matéria era sobre a inclusão de pessoas deficientes na escola, mas eu ainda não havida decidido pela profissão. 


No terceiro ano do ensino médio, fizemos um jornal para a disciplina de literatura onde estudamos os gêneros jornalísticos, a ideia de montar um jornal me animou demais, o tema da minha matéria foi polêmico! Enquanto todo mundo falou sobre assuntos externos.. transito.. engarrafamento.. eu quis falar de algo próximo a nós, a situação dos bebedouros da escola, peguei depoimentos de alunos, fiz um contextualização dos riscos em bebermos água não filtrada, enfim DEU O QUE FALAR! Principalmente porque fiz várias cópias da matéria e distribuí pelo colégio. Dois dias depois da “publicação” o diretor da escola me chamou na sala dele e me deu um sermão, disse que e não poderia denegrir a imagem da escola daquela forma, e que eu iria causar uma revolta nos pais dos estudantes se o material chegasse às mãos deles, o diretor exigiu que eu não fizesse mais uma publicação como esta, pela primeira vez me senti censurada, acho que foi aí que o bichinho do jornalismo me picou, senti que o assunto incomodou e que com a matéria eu poderia fazer diferença, então virei para o diretor e perguntei: Mas o que o Senhor vai fazer em relação a isso? o Senhor não acha que nossa saúde está em risco? Por favor dê uma resposta a esses alunos. E a resposta veio. Ele iniciou a manutenção dos bebedouros, e eu como boa aprendiz de jornalista, dei o direito de resposta no outro dia.

 Depois disso não tirei mais da minha cabeça. Sim! é isso que eu quero fazer, não formar opinião,mas mostrar os dois lados para que o leitor ou telespectador por si só tire suas conclusões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário